Woman looking at her phone at Grand Central Station in New York - ROY3775 2 5

• Ericsson apresenta Radio Dot 5G, novo produto para banda larga móvel aprimorada, que permitirá às operadoras atenderem demanda crescente por maior conectividade em ambientes internos
  • Ericsson Radio Dot 5G é a evolução natural do Radio Dot System da Ericsson, uma solução líder de mercado em small cells
  • Esta nova solução de small cell também oferecerá suporte em aplicações industriais emergentes, como fábricas, mineração e hospitais conectados que já estão de olho nas novas possibilidades a partir do 5G

Com o aumento de oito vezes no tráfego de dados móveis e 1 bilhão de assinaturas do serviço 5G esperadas até o final de 2023, as operadoras de celular devem atender a demanda dos consumidores e de empresas por aplicações com streaming de vídeo 4K/8K, realidade virtual/realidade aumentada e mídias imersivas. Isso pede maior cobertura em ambientes internos, o que não pode ser solucionado facilmente por implementações de rádio externas, já que os materiais de construção modernos podem bloquear os sinais destes rádios.

A Ericsson (NASDAQ: ERIC) enfrenta esse desafio com o Radio Dot 5G, uma small cell projetada para atender aos requisitos de desempenho de banda larga móvel exigidos pelo 5G em ambientes internos. Além disso, o novo produto da Ericsson leva menos da metade do tempo para ser instalado em comparação com outras soluções internas e oferecerá suporte às novas bandas centrais 5G (3 a 6 GHz) com velocidades de até 2 Gbps.

Marcos Scheffer, vice-presidente de Redes da Ericsson no Brasil, comenta: “A inclusão de soluções de small cells em nosso portfólio 5G é uma parte natural da evolução da rede. As empresas estavam pedindo por conectividade de primeira linha em ambientes internos, além de maiores velocidades e capacidade de atender aos casos de uso avançados que não podem ser atendidos pelos sistemas internos tradicionais. Nosso portfólio 5G, que utiliza small cells, permitirá que as operadoras atendam a essas demandas.”

Daryl Schoolar, líder de prática da Ovum, diz: “Agora que os primeiros padrões 5G existem, os fornecedores precisarão de várias soluções de rádio para ajudar as operadoras a desenvolver suas novas redes 5G. A Ericsson dá um passo inicial importante nesse sentido incluindo as soluções 5G de small cells para ambientes internos ao seu já existente portfólio de RAN 5G para ambientes externos. Essa nova solução para ambientes internos da Ericsson será atraente para as operadoras que desejam oferecer às empresas um bom desempenho em ambientes internos para banda larga móvel aprimorada e novas aplicações industriais que não podem ser atendidas por estações com base em Wi-Fi ou 5G implementadas em ambientes externos.”

Huang Yuhong, chefe adjunto do China Mobile Research Institute, diz: “O sistema Radio Dot da Ericsson já é amplamente implementado em nossas redes 4G. Como uma solução de small cell inovadora, ela aprimora ainda mais nossas soluções internas e continuará a desempenhar um papel essencial na era do 5G. Estamos felizes em ver o Radio Dot da Ericsson evoluir para a tecnologia 5G.”

Como uma evolução natural do sistema Radio Dot da Ericsson, as operadoras poderão implementar o Radio Dot 5G junto a soluções 4G usando a mesma infraestrutura de cabeamento, a mesma arquitetura de rede e locais de instalação das Dots. Essa solução de small cells fornece um caminho de atualização simples para as implementações do sistema Radio Dot existentes, adicionando os recursos da tecnologia 5G. É fácil incluir frequência, capacidade e tecnologias.

Feng Yi, diretor do departamento de tecnologia wireless do China Unicom Network Technology Research Institute, diz: “Nossos usuários desfrutam de uma excelente cobertura interna em milhares de edifícios na China, incluindo shopping centers, graças à solução Radio Dot da Ericsson. Como um sistema escalável, ele nos permite atender a demanda crescente de conectividade ininterrupta em ambientes internos. É ótimo ver a Ericsson fazer a transformação da solução para o 5G, conforme nos preparamos para a tecnologia móvel da próxima geração.”

O sistema Radio Dot foi implementado com sucesso para muitas aplicações internas usadas em grandes áreas como prédios comerciais, shoppings centers, hospitais e aeroportos. Com o passar do tempo, a solução de small cell também oferecerá suporte a aplicações industriais 5G emergentes, desde fábricas conectadas a casos mais extremos, como a mineração conectada. A Ericsson é pioneira nessa frente. Sua colaboração com a Boliden mostra como a tecnologia Radio Dot pode melhorar a segurança e a eficiência por meio do controle remoto de máquinas que mantêm as pessoas fora das áreas mais perigosas da mina nos momentos mais arriscados.

Com designer moderno, o Radio Dot 5G será submetido a testes no final de 2018 e estará disponível comercialmente em 2019.

Para kits de imprensa, contexto e fotos em alta resolução, acesse www.ericsson.com/press-center

Luciana Leite, Comunicação Externa
Fone: +55 11 2224 2018