Ericsson ajuda São José dos Campos a reduzir taxa de criminalidade

• Sistema de resposta de emergência desenvolvido, integrado e gerenciado pela Ericsson atua há três anos na cidade paulista
  • Plataforma inclui 500 câmeras conectadas por 160 quilômetros de cabos de fibra ótica para monitoramento 24/7
  • Como resultado, o número de incidentes de segurança pública caiu e a taxa de homicídios baixou de 10,21 para 8,29 a cada 100 mil habitantes

Press release  |  abr 29, 2015 | 09:00 (GMT +00:00)

Cada vez que os serviços de segurança ou emergência são discados na cidade de São José dos Campos, em São Paulo, o município está pronto para agir e prover os serviços necessários. Seja um incêndio, acidente de trânsito, crime ou desastre natural, o cidadão que ligar receberá atendimento rápido e mais assertivo. Para poder cumprir com os tempos de resposta exigidos e lidar com todos os tipos de situações complexas, a cidade de São José dos Campos selecionou um sistema de resposta de emergência desenvolvido pela Ericsson (NASDAQ: ERIC).

Além desse sistema, a parceria entre a Ericsson e a Prefeitura da cidade também inclui um acordo de serviços gerenciados para apoiar e administrar a plataforma no Centro de Operações Integradas com 500 câmeras conectadas, 160 quilômetros de cabos de fibra ótica e integração de sistemas de software que conecta as câmeras usadas para monitorarem a cidade 24h por dia. Esse é o primeiro contrato da Ericsson para gerenciamento de serviços no setor de segurança pública na América Latina.

São José dos Campos é a primeira cidade no Brasil a ter os sistemas de comunicação de tráfego e da guarda municipal conectados pelo sistema de Resposta de Emergência da Ericsson. Essa solução completa e flexível integra sistemas de comunicação de telefone, rádio, dados, vídeo e imagem com acesso e disponibilidade 24h por dia e permite que usuários controlem e comuniquem informações urgentes de forma rápida e eficiente, ajudando a salvar vidas, melhorar a segurança pública e gerenciar serviços públicos.

Desde 2012, quando o município começou a investir na implementação de um projeto de Cidade Inteligente, o número de eventos tratados pelo Centro de Operações Integradas aumentou 15,5%, contribuindo efetivamente para a proteção de pessoas e prédios públicos em tempo real. Em 2014, 1.542 incidentes foram registados, em comparação a 1.335 registrados no ano anterior.

Além disso, as taxas de homicídio diminuíram na cidade desde a criação do Centro de Operações Integradas. Dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo mostram que, depois do investimento do município em equipamentos de comunicação para segurança, a taxa de homicídios caiu de 10,21 para 8,29 para cada 100 mil habitantes.

Elvis de Jesus, coordenador do Centro de Operações Integradas e inspetor regional da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos, diz: “O tempo de resposta para crimes e emergências caiu porque decidimos investir em equipamentos de segurança de alta tecnologia, o que possibilitou mais precisão no monitoramento da cidade, usando imagens e vídeos em alta definição. Os órgãos do governo querem fornecer os serviços necessários para seus cidadãos e garantir que a nossa sociedade seja segura para todos”.

No mundo todo, serviços de emergência recebem um grande volume de ligações diárias, e muitas vidas dependem da velocidade da resposta. Essas operações precisam, portanto, de recursos e ferramentas que possam ajudar na tomada de decisões em tempo real. São José dos Campos não é diferente de nenhuma cidade global: o Centro de Operações Integradas gerenciou 50 mil ocorrências no ano passado que foram informadas por telefone ou monitoradas por oficiais dentro do centro. Esses eventos vão de simples investigações de pessoa desprotegida, infrações administrativas, incêndios, acidentes até crimes contra a vida e a propriedade.

Jo Arne Lindstad, vice-presidente de Indústria & Sociedade, Ericsson América Latina, diz: “A evolução tecnológica permite que os governos acompanhem as necessidades crescentes de sua população. No mundo da segurança pública, o tempo de resposta e o acesso a informações críticas é essencial. É por isso que estamos vendo cada vez mais cidades investirem em equipamentos e ferramentas para salvar vidas e proteger propriedades. O objetivo da Ericsson é sempre usar a tecnologia para construir uma sociedade conectada onde os cidadãos se sintam seguros”.