Ericsson aprimora sua plataforma e permite evolução de redes 4G para 5G sem interrupções

• As novas soluções da plataforma permitem evolução harmoniosa das redes e implementação de 5G em escala, além de permitir que provedores de serviços administrem a evolução de tráfego de dados, simplifiquem operações e assegurem receita a partir do 5G
  • Novas soluções incluem adições ao portfólio de núcleo, acesso por rádio, transporte e orquestração de serviços
Available in English Pусский Português (Brasil)

A Ericsson (NASDAQ: ERIC) anuncia a evolução de sua plataforma 5G, que permite que provedores de serviço evoluam suas redes sem interrupções e implementem o 5G em escala. A evolução inclui adições de novas soluções de core, acesso via rádio e zonas de transporte, além de orquestração de serviços.

“A Ericsson possui o portfólio ideal para que provedores de serviço migrem hoje para o 5G, acompanhando o movimento de lançamento de redes comerciais nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Austrália”, diz Fredrik Jejdling, vice-presidente executivo e Head da área de negócios para redes da Ericsson. “Desenvolvemos nosso portfólio para facilitar os negócios de nossos clientes, permitindo que administrem o crescimento do tráfego de dados, simplifiquem operações e assegurem receita a partir do 5G”.

Uma rede núcleo para 4G e 5G

Para assegurar que provedores de serviços tenham uma evolução fluida para o 5G, a Ericsson evoluiu o seu portfólio de Cloud Core, com sete novos produtos com suporte à 5G Standalone, Non-Standalone e gerações passadas, que garantem a continuidade harmoniosa de serviços legado. A Dual-mode 5G Cloud Core é uma solução nativa da nuvem para gerenciamento automatizado de capacidade e operações eficientes e robustas. Ela também entrega alta-performance para lidar com as demandas de casos de uso de 5G e inclui APIs abertas à inovação com funcionalidades do 5G, como fatiamento de redes e edge computing.

Transporte onipresente para serviços 5G

Com implementações 5G já a caminho em áreas urbanas densas, o próximo passo é aprimorar a performance das redes 4G e construir cobertura 5G fora de grandes cidades. Isso demandará uma combinação de fibra e soluções de transporte baseadas em microwave.

Por essa razão, a Ericsson está incrementando a capacidade de seu portfólio microwave e adicionando uma nova família MINI-LINK 6200 de soluções Long Haul prontas para o 5G, com suporte de tráfego de dados até 10Gbps. A companhia também está expandindo seus portfólios front haul e de roteadores para oferecer aos provedores de serviços soluções flexíveis e modulares adequadas para suas necessidades de implementações.

Novos rádios e Radio Access Network virtualizada (vRAN)

O advento do 5G expôs não apenas a necessidade de novas bandas de frequência, mas também da construção de sites otimizados e uma maior habilidade na adição precisa de capacidade de rádio para provedores de serviços. A Ericsson endereça essa demanda lançando nove novas rádios dual band, triple band e de alta performance Massive MIMO;

A Ericsson também alcança um importante marco com a virtualização do software 5G NR, que administra o fluxo de tráfego de dados de um grande número de usuários. A nova função habilita provedores de serviços a introduzir uma arquitetura onde o processamento inteligente de tráfego de dados é priorizado pela rede, com flexibilidade adicional para implementações.

Orquestração de serviços automatizados para operações simplificadas

A crescente complexidade de redes está levando provedores de serviços a simplificar operações. A evolução da solução Ericsson Dynamic Orchestration introduz a funcionalidade de automação do fatiamento de redes com criação, testes e implementação das fatias, o que permite uma introdução rápida de serviços 5G.

A solução também implementa automações de inteligência artificial closed-loop para redes híbridas (incluindo funções de redes físicas, virtuais e baseadas em contêineres) em um ambiente multi-vendor, capaz de identificar o impacto dos serviços e adaptar a rede em tempo real para entregar a melhor experiência ao usuário final.

De acordo com o Ericsson Mobility Report, é esperado que o tráfego de dados móveis aumente em 5 vezes até 2024, com 25% desses dados alocados em redes 5G. Para atender esse crescimento de tráfego e endereçar os casos de uso com 5G, a plataforma 5G foi lançada no começo de 2017, sendo complementada com novas soluções de tempos em tempos.

“Os últimos lançamentos da Ericsson facilitam o objetivo do fornecedor de entregar aos seus consumidores uma transição fluida e eficiente do 4G para o 5G”, diz Daryl Schoolar, líder da prática de tecnologias para provedores de serviços da Ovum. “Mais do que isso, a plataforma de 5G evoluída oferece aos provedores de serviços ferramentas para monetizar casos de uso em 5G, com um foco inicial em banda larga móvel aprimorada e acesso à wireless fixo. A plataforma também permitirá escalabilidade para suporte a serviços mais avançados conforme eles cheguem ao mercado”.

Recentemente, o portfólio da plataforma foi fortalecido com uma vasta gama de lançamentos de produtos, que incluem o Ericsson Spectrum Sharing, capaz de facilitar uma evolução eficiente e flexível para as redes 5G. Construída a partir de um foco inicial em IoT, plataforma é agora a mais completa plataforma para aprimoramento de banda larga móvel e casos de uso com wireless fixo.

Se inscreva para receber todos os press releases da Ericsson aqui.

Para kits de imprensa, contexto e fotos em alta resolução, acesse www.ericsson.com/press-center

Weber Shandwick
Carol Boccardo / Fernando Borsarini
Fone: +55 11 3027 0212