Volvo e Ericsson lançam ITS4Mobility América Latina

A Volvo Bus Latin America e a Ericsson lançam uma versão do sistema de gestão de tráfego e informações aos passageiros: ITS4Mobility América Latina. A solução possui uma avançada tecnologia que conecta tanto os operadores de transporte quanto os passageiros com os sistemas de transporte urbano por ônibus em tempo real.

Ônibus urbano em São Paulo, Brasil.

“Estamos sempre buscando soluções que ofereçam aos nossos clientes produtos que contribuam com a melhoria da mobilidade urbana nas cidades e a qualidade de vida dos passageiros, com foco na redução dos custos operacionais e do tempo de viagens”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

O ITS4Mobility é uma solução global da Volvo Bus utilizada com sucesso em vários países da Europa, no Canadá e na África do Sul. No Brasil, o sistema está em operação em Goiânia.

A Ericsson desenvolveu o ITS4Mobility América Latina, customizando o sistema para atender as necessidades do mercado latino-americano com a mesma tecnologia utilizada no produto global. A solução foi desenvolvida por profissionais de pesquisa e desenvolvimento da empresa no Centro de Inovação da Ericsson localizado em Indaiatuba, interior de São Paulo.

A solução latino-americana será oferecida comercialmente pelas duas empresas, e a Ericsson será responsável pela implementação, suporte e manutenção da solução. A customização do sistema, além de atender as necessidades das cidades da América Latina e Caribe, irá garantir mais agilidade no suporte aos operadores de transporte e gestores públicos.

“Sistemas de transporte inteligente são complexos, pois demandam a integração das tecnologias da informação e comunicação com a infraestrutura de transporte existente, as frotas de veículos e os passageiros em si. Esse acordo é uma evidência da liderança da Ericsson nesse setor, além de um exemplo da transformação positiva que acontece agora no setor de transporte que também ruma em direção à Sociedade Conectada”, afirma Jo Arne Lindstad, vice-presidente de Indústrias e Sociedade da Ericsson América Latina.

A combinação da liderança da Volvo em soluções para mobilidade urbana e transporte sustentável com a capacidade e conhecimento em consultoria, integração de sistemas e serviços gerenciados da Ericsson, permite desenvolver sistemas de transporte inteligentes que aprimoram a eficiência, a segurança, e as credenciais ambientais necessárias ao setor de transportes, além de reduzir custos operacionais.

PMV

O ITS4Mobility América Latina é uma das soluções oferecidas pela Volvo Bus Latin America dentro do PMV (Programa Volvo de Mobilidade). O projeto tem como proposta contribuir com a melhoria da qualidade de vida no transporte, por meio de uma oferta completa de soluções que aumentem a eficiência dos sistemas de transporte urbano de passageiros. O sistema garante mais inteligência e eficiência da gestão do trafego de ônibus e de informação aos passageiros.

O PMV é desenvolvido por meio de workshops locais com autoridades, empresários, academia e formadores de opinião, em cidades de médio e grande porte. O programa oferece uma metodologia como o passo a passo para implementação de sistemas de transporte eficiêntes; e o Guia Mobilidade Inteligente que, com uma linguagem simples, serve de ferramenta para o desenvolviemnto de sistemas de transporte público nas cidades latinoamericanas.

Goiânia, 1º de dezembro de 2015

Mais informações,