TIM Brasil seleciona Ericsson para small cells e implantação do 4G

Sistema Radio Dot instalado em um escritório de negócios.
  • Contrato de três anos para melhorar a qualidade e a experiência do usuário para assinantes da TIM no Brasil
  • Primeiro contrato com a TIM utilizando a solução Ericsson Radio Dot System, com o objetivo de melhorar a experiência da cobertura indoor
  • Inclui 3G, 4G, small cells e antenas

A Ericsson (NASDAQ: ERIC) atualmente implementa hardware, software e serviços para oferecer melhores serviços móveis e conectividade aos assinantes da operadora TIM no Brasil.

Leonardo Capdeville, Diretor de Tecnologia da TIM, diz: “A comunicação móvel, em particular o tráfego de dados, tem ganhado relevância na vida cotidiana do brasileiro. Portanto, a TIM tem investido continuamente em infraestrutura e em uma arquitetura de rede heterogênea para aumentar a qualidade e a capacidade. Nosso foco é melhorar a experiência do usuário e a excelência no atendimento ao cliente.”

Com contrato de três anos, a Ericsson irá liderar o projeto para desenho, otimização e modernização das redes 3G e 4G em todo o país.

Sérgio Quiroga, presidente da Ericsson na América Latina, diz: “Nossa prioridade é oferecer tecnologia e serviços que criem uma experiência de qualidade superior ao usuário. Ninguém deve precisar esperar para acessar informações, seja para demandas profissionais ou apenas entretenimento”.

Já que 70% de todo o tráfego móvel vem de ambientes indoor, incluir a solução Ericsson Radio Dot System como parte desta entrega traz um novo elemento para melhoria de performance. Com design icônico, a Radio Dot foi projetada para caber em qualquer ambiente e suas vantagens já foram comprovadas em todo o mundo. Nas implementações do Ericsson Radio Dot foram apresentadas taxas de transferência de dados móveis até 5 vezes maiores e as chamadas que caíam inesperadamente foram reduzidas a zero – tudo em questão de horas de instalação do produto. A Ericsson Radio Dot System também foi projetada para consumir menos energia do que as soluções tradicionais destinadas a ambientes indoor.

A TIM Brasil tem o maior número de sites 4G nas capitais brasileiras e é vice-líder no segmento 4G com 32% de participação no mercado. Em um recente anúncio para a imprensa, a TIM declarou seu objetivo de expandir a cobertura LTE para mais de 52% da população urbana do país até o final de 2015.

As entregas estão em curso e continuarão em ritmo elevado até 2018.

A Ericsson está presente hoje em todos os mercados LTE de alto tráfego, incluindo EUA, Japão e Coreia do Sul, e 40% do tráfego móvel do mundo é realizada através de redes Ericsson. Além disso, a Ericsson está classificada em primeiro lugar no gerenciamento do tráfego global de LTE e é responsável por trafegar LTE duas vezes mais que o concorrente mais próximo. A Ericsson também é a empresa número um em participação de mercado LTE dentro das 100 maiores cidades do mundo. Mais de 220 redes RAN LTE e Evolved Packet Core foram entregues em todo o mundo, dos quais 170 estão ativas comercialmente.