O que 100 operadoras realmente pensam sobre o 5G

5G

Vista da cidade de Hong Kong à noite
  • 95% dos entrevistados concordam que o 5G suportará a demanda dos dispositivos conectados e a Internet das Coisas
  • A maioria dos executivos entrevistados acreditam que o 5G será a mudança do jogo
  • 80% das operadoras na Latina já estipularam prazos para a implantação de 5G

O setor de TIC nunca viu nada como a jornada para o 5G. Mas, para o que o 5G será usado, quem irá conduzi-lo e quando as operadoras estarão prontas? Uma pesquisa exclusiva da Ericsson (NASDAQ:ERIC) coloca um espelho à frente do tema 5G e revela que os benefícios da tecnologia do futuro estão mais próximas do que parece.

Até 2021, estima-se que haverá 28 bilhões de dispositivos conectados globalmente, sendo que cerca de 16 bilhões farão parte da Internet das Coisas¹. A tecnologia 5G, junto com o desenvolvimento contínuo do 4G, serão a base para habilitar essas conexões e ajudar a atingir todo o potencial da Sociedade Conectada.

Os esforços de padronização para o 5G acabaram de ser iniciados e devem ser concluídos até 2020. Entretanto, muitas operadoras ao redor do mundo já iniciaram o planejamento da adoção do 5G e estão dando os primeiros passos para a seleção de fornecedores e avaliações iniciais.

Para saber mais sobre as expectativas das operadoras, casos de uso e planos para o 5G, a Ericsson encomendou uma pesquisa detalhada com 100 líderes de tecnologia de operadoras na América do Norte, Europa, Ásia Pacífico e América Latina. Entre os entrevistados estavam COOs, CTOs e CIOs, além de responsáveis por operações, inovação e desenvolvimento de rede.

Quase todos (95%) os entrevistados concordaram que o 5G oferece suporte necessário à demanda dos dispositivos conectados e à Internet das Coisas (IoT). Isso acontece porque o 5G aumentará a capacidade da rede, que será necessária para lidar com o tráfego gerado pelos 28 bilhões de dispositivos conectados esperados em 2021. Além disso, o 5G reduzirá os requisitos de energia para os dispositivos, permitindo baterias com vida útil de até 10 anos em alguns casos. Dessa forma, os custos com manutenção serão significativamente reduzidos, o que tornará grandes instalações de IoT mais práticas e econômicas.

No geral, há uma expectativa de que o 5G será uma plataforma inovadora e com a capacidade de trazer rapidamente novos serviços para o mercado. Ele permitirá que as operadoras aproveitem as oportunidades do mercado e atendam dinamicamente à necessidade em constante mudança dos negócios e dos clientes. Essas descobertas explicam o motivo pelo qual a maioria dos executivos entrevistados (87%) concordaram com a afirmação: “O 5G será um agente de mudanças real para nós.”

Figura 1: Por que o 5G é um agente de mudanças?

As operadoras esperam que o 5G ofereça oportunidades nas áreas de IoT, banda larga em qualquer lugar e a qualquer momento, controle crítico de dispositivos remotos, veículos inteligentes e infraestrutura de transporte, além da mídia em qualquer lugar.

A maioria dos entrevistados em todo o mundo (74%) tem planos para implantar o 5G em algum momento, mas nem todos possuem um cronograma para esses planos. As operadoras da América do Norte assumem a liderança, com 90% delas tendo planos de implementação do 5G, seguidas por 80% na América Latina e 67% na Europa e na Ásia Pacífico.

Figura 2: Quando as avaliações do 5G serão iniciadas?

Em todas as regiões, há grandes expectativas em relação à implantação comercial do 5G antes de 2020, quando se espera que os padrões estejam concluídos. Mais da metade dos entrevistados da América do Norte esperam que suas organizações tenham uma adoção em massa crítica em 2018. Em todas as outras regiões, pelo menos metade dos entrevistados espera uma adoção em massa crítica até 2020.

A Sociedade Conectada já está aqui, trazendo mudanças revolucionárias para os setores e para a sociedade. A introdução do 5G acelerará essa transformação e criará novos casos de uso e oportunidades de negócios para as operadoras, setores e clientes.

¹ Relatório de Mobilidade da Ericsson, junho de 2016