Ericsson anuncia produção de novo rádio no Brasil

• Ericsson inicia produção do rádio NGR 4415, da família do Ericsson Radio System, que suporta as tecnologias GSM, WCDMA e LTE
  • Novo rádio foi especificamente criado para apoiar operadoras na cobertura móvel urbana com alta densidade de dispositivos e pessoas conectadas
  • Único rádio fabricado no Brasil com funcionalidade MIMO, um dos passos de preparação para a primeira fase de migração das operadoras para o 5G

A Ericsson aproveitou a visita ao Brasil do CEO e Presidente Mundial da Ericsson (NASDAQ: ERIC), Börje Ekholm, para anunciar o início da produção do rádio NGR 4415 na unidade brasileira de suprimentos da Ericsson, em São José dos Campos. Essa é a primeira vez que o executivo vem ao país após assumir o comando da Ericsson como CEO e Presidente Mundial.

O NGR 4415, da família do Ericsson Radio System, é um rádio multipadrão, que suporta as tecnologias GSM, WCDMA e LTE. É também o primeiro rádio fabricado no Brasil capaz de operar com funcionalidade MIMO (múltiplas entradas e múltiplas saídas), um dos passos de preparação para a primeira fase de migração das operadoras para o 5G.

As pessoas estão assistindo, compartilhando e fazendo o streaming de vídeos e músicas mais do que nunca. Assim, as demandas por velocidade suficiente aumentam cada vez mais. A Ericsson analisou as estatísticas de desempenho de rede 4G das áreas metropolitanas ao redor do mundo e descobriu que a probabilidade de um dispositivo inteligente sofrer com velocidade insuficiente pode chegar a 20% durante os horários de pico. O rádio NGR 4415 foi especificamente criado para apoiar operadoras na cobertura móvel urbana com alta densidade de dispositivos e pessoas conectadas.

Eduardo Ricotta, presidente da Ericsson Brasil, comenta: “A tecnologia 4G/LTE mudou a maneira como vivemos e utilizamos a internet. O mundo hoje precisa de mais inovação em redes móveis, e a produção do NGR4415 vai de encontro a essas necessidades. As operadoras e prestadores de serviços agora precisam de equipamentos mais robustos em suas redes para colher os benefícios da crescente demanda de banda larga móvel para aumentar ainda mais seus negócios”.

O Ericsson Radio System é um sistema modular inovador que permite às operadoras móveis vislumbrarem as oportunidades de crescimento, além de transformarem suas redes de rádio utilizando uma arquitetura multipadrão, multibandas e multicamadas, fornecendo o melhor desempenho do setor com equipamentos menores e que consomem menos energia.

O Ericsson Radio System foi desenvolvido para acomodar o aumento de tráfego de dados móveis esperado até 2020 com os mesmos níveis de consumo de energia atuais ou até menor. Os primeiros produtos da família Ericsson Radio System produzido em São José dos Campos foram os rádios 2217 e 2219, que eram os primeiros rádios multipadrão com suporte a todas as banda do padrão brasileiro de espectro.

A linha de produção da unidade de suprimentos da Ericsson em São José dos Campos acomoda a produção desta nova família de equipamentos em função da estrutura implementada em 2010 e que já preparava a linha de produção para a evolução dos hardwares da Ericsson. A Ericsson iniciou a produção no Brasil em 1955. No início das operações, a empresa fabricou dispositivos portáteis, centrais automáticas e equipamentos de transmissão. Hoje, a produção tem como foco equipamentos de transmissão e soluções de telecomunicações baseadas nas tecnologias 2G, 3G e 4G/LTE.