TIM e Ericsson anunciam os primeiros resultados da parceria para virtualização de banco de dados

• Iniciativa traz benefícios diretos para a operadora e para os seus consumidores com a migração para única plataforma
  • Projeto também prevê a digitalização das faturas da operadora, garantindo ainda mais transparência para os clientes

Rio de Janeiro, 17 outubro de 2018 – A TIM e a Ericsson divulgam os primeiros resultados da parceria firmada no ano passado para a virtualização do banco de dados da operadora, que passam a ser centralizados em uma única plataforma.

Com duração total de 5 anos, o projeto, com foco na virtualização de informações estratégicas da empresa – e inédito no País, teve sua primeira fase concluída com sucesso na primeira quinzena de outubro, com a migração de mais de 27 milhões de assinantes para a nova base.

Com a virtualização, ganhamos na velocidade e elasticidade para suportar o lançamento de soluções, como o 5G, além de nos oferecer mecanismos avançados para proteger esses dados e garantir sua confiabilidade”, diz Leonardo Capdeville, VP de Tecnologia da TIM Brasil.

O projeto ainda inclui a implementação e consolidação da base de outras tecnologias móveis (GSM e WCDMA) – permitindo também a consolidação de outros dados como portabilidade numérica.

As iniciativas fortalecem ainda mais a relação de parceria entre Ericsson e TIM e abrem o caminho para um futuro mais digital e conectado. Estamos muito satisfeitos porque todo o avanço da Ericsson neste desafio já está rendendo resultados muito positivos para a operadora”, diz Luiz Antônio Tavares, Vice Presidente de Vendas da Ericsson para a conta TIM no Brasil.

Para o ano de 2019, está prevista a migração de toda a base de 2G e 3G, a Portabilidade Numérica e Autenticação Wi-Fi (AAA) para esta nova base de dados, além de uma ampliação dos sites existentes – que vão passar de três para nove. No ano seguinte, ocorrerá a migração do restante das bases de dados da TIM para a solução centralizada UDC da TIM.

Sistema de Billing – A modernização e digitalização da operadora não para por aí. Ainda em outubro de 2018, a Ericsson entregará seu projeto de billing da TIM. Considerando o volume de faturas e quantidade de assinantes, esse é o primeiro projeto desse porte usando a solução UDC no País e vai facilitar, agilizar e modernizar os ciclos financeiros.

Com uma alta bilhetagem mensal – são cerca de 2,7 bilhões de CDRs, 9,6 milhões de faturas representando assinantes corporativos e varejo –, o projeto proporciona um maior controle da fatura para os clientes, digitalizando todos os processos como pagamento, contestação, emissão de 2ª via e consultas.

Sobre a TIM

A TIM segue com sua missão de conectar e cuidar de cada um, para que todos possam fazer mais. Para isso, atua focada nos pilares estratégicos de oferta, infraestrutura, eficiência e experiência do cliente, com base em uma cultura interna de “accountability” e na mudança de processos e plataformas que permitam a transformação digital. A nova assinatura da marca –  “A evolução não para” – reforça o compromisso da companhia com seu Plano de Investimentos e com o objetivo de se tornar a melhor operadora de telecomunicações do Brasil.

A empresa é, desde 2015, líder em cobertura 4G no País e referência como player de ultra banda larga móvel e fixa. É ainda a única empresa do setor de telecomunicações no Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de ser a operadora de telecomunicações há mais tempo consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Para mais informações, acesse www.tim.com.br.