Ericsson e Entel juntas na reciclagem responsável de resíduos eletrônicos no Chile

Press release  |  abr 29, 2016 14:00 (GMT +00:00)

Sustainability   #ecologymanagement #e-waste #recycling

• Entel participa do Programa global de “Gestão Ecológica e Recuperação de Produtos” da Ericsson
  • O programa abrange a coleta, desativação, transporte, armazenagem e descarte de equipamentos eletroeletrônicos em fim de vida útil
  • Descarte de equipamentos será feita por parceiros globais de reciclagem já credenciados

A Entel, principal operadora móvel do Chile, se junta à Ericsson (NASDAQ: ERIC) no programa de Gestão Ecológica e Recuperação de Produtos da Ericsson a fim de minimizar o impacto ambiental associado à reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos desativados (e-waste).

Esse programa faz parte dos esforços de sustentabilidade e responsabilidade corporativa da Ericsson, que visam garantir responsabilidade pelos impactos ambientais de todos os produtos e serviços durante o seu ciclo de vida. Ele assegura que o material com vida útil encerrada seja tratado de maneira responsável por parceiros globais de reciclagem de resíduos eletroeletrônicos, já credenciados.

A Ericsson fornece serviços de reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos em fim de vida útil como parte de sua Responsabilidade Estendida de Produtor. A empresa oferece o programa para todos os clientes globalmente e não apenas nos países onde é obrigatório por lei. Isso garante que os resíduos eletrônicos não acabem sendo depositados em áreas comerciais, aterros ou em locais onde práticas comerciais antiéticas são seguidas.

Antonio Büchi, CEO, Entel Chile, afirma que: “O compromisso da Entel com o meio-ambiente é um dos pilares dos nossos negócios. Atualmente no Chile, estamos passando por uma grande mudança no tratamento de resíduos gerados por empresas. A nova lei de Responsabilidade Estendida do Produtor representa um enorme desafio para todas as empresas, principalmente para aquelas que são maiores. A Entel tem programas de reciclagem de materiais tecnológicos, como celulares, já há bastante tempo. Estamos confiantes com a parceria com a Ericsson, uma das nossas principais parceiras de implementação, principalmente porque esse projeto está alinhado aos mais altos padrões de tratamento de materiais reciclados.”

Segundo Nicolas Brancoli, vice-presidente da Ericsson na América Latina: “Este programa reflete o comprometimento da nossa empresa, não apenas com problemas de conectividade no Chile, mas com a responsabilidade corporativa e sustentável no país.” O acordo de recuperação de resíduos eletrônicos da Ericsson com a Entel representa um novo marco na nossa aliança estratégica de mais de 18 anos e amplia o escopo dessa iniciativa na América Latina. Ele também ajuda a criar conscientização do mercado sobre a questão de resíduos eletrônicos e fornece a nós a segurança de que os materiais que estão próximos do fim da sua vida útil sejam tratados de maneira ambientalmente responsáveis.”

Essa parceria exemplifica o espírito da nova lei chilena de Responsabilidade Estendida do Produtor que será promulgada em breve. Ela dá aos fabricantes e às empresas que lidam com produtos como equipamentos eletrônicos e elétricos a responsabilidade de organizar e financiar a recuperação e gerenciamento de resíduos de seus produtos derivados.

Para Pablo Badenier, Ministro do Meio-Ambiente do Chile: “Este programa de reciclagem de resíduos eletrônicos é um exemplo do que a lei de Responsabilidade Ampliada do Produto pretende conquistar. Dispositivos eletrônicos e produtos associados geram um grande volume de produtos eletrônicos próximos ao encerramento da vida útil, devido ao rápido avanço da tecnologia.” A decisão inteligente é, portanto, reciclar e dar a eles uma nova vida em que eles podem ser usados como uma matéria-prima nova. Isso é o que chamamos de desenvolvimento sustentável e, como governo, é o que queremos ver acontecendo.”