Ericsson e Google: parceria para oferecer experiência de TV paga aos consumidores

Press release  |  set 12, 2016 20:54 (GMT +00:00)

• Plataforma de TV MediaFirst, da Ericsson, e Android TV, do Google, serão integradas para expandir opções de set-top-box disponíveis às operadoras de TV paga
  • Operadoras terão acesso ao ecossistema Android TV, desfrutando, assim, de uma série de benefícios operacionais e novas oportunidades de receita
  • Consumidores ganham acesso completo e unificado aos conteúdos OTT e TV paga, além de uma experiência mais simples e integrada

A Ericsson (NASDAQ: ERIC) e o Google estabeleceram uma parceria para expandir o alcance da plataforma de TV em nuvem MediaFirst da Ericsson por meio do ecossistema Android TV, o sistema operacional para set-top-box do Google.

A MediaFirst da Ericsson é uma plataforma de ponta a ponta definida por software e otimizada por mídia para a criação, elaboração, gestão e entrega de TV paga de futura geração para qualquer tela, com uma experiência envolvente para exibição de TV. A MediaFirst coloca o futuro da TV nas mãos dos consumidores, oferecendo serviços e recursos intuitivos, os quais podem ser implementados e operados de maneira simples pelas operadoras, permitindo que seus consumidores desfrutem dos conteúdos que quiserem a qualquer hora, em qualquer lugar.

A integração da MediaFirst à Android TV viabilizará um novo meio de expansão dos serviços de TV da MediaFirst baseados em nuvem, incluindo canais de TV ao vivo em 4K-UHD, vídeo sob demanda, catch-up TV e DVR em nuvem para uma base ainda mais ampla de assinantes.

A parceria com o Google dará às operadoras a oportunidade de aproveitar a crescente presença da Android TV nos sistemas operacionais conectados de TV sem os custos adicionais de hardware. As operadoras poderão formar parcerias com fabricantes de dispositivos Android TV para oferecer novos recursos baseados em hardware, bem como fazer uso de programação OTT ou implementar aplicações adicionais dentro do sistema operacional Android. Além disso, a parceria permitirá que a Ericsson ofereça soluções múltiplas, flexíveis e pré-integradas de set-top-box que suportem configurações híbridas para TV banda larga móvel, fixa, terrestre, via cabo e via satélite.

“Ao expandir nossa gama de opções de set-top-box, proporcionamos aos consumidores da MediaFirst TV a oportunidade de oferecer serviços avançados de vídeo de larga escala e de atender à crescente adoção de dispositivos inteligentes, conectividade banda larga e serviços em nuvem”, afirma Adrian Gioia, diretor de TV e Mídia da Ericsson América Latina e Caribe. “Nossa parceria com o Google permitirá que as operadoras de todos os tamanhos e recursos controlem e alavanquem diversas oportunidades de parceria e monetização oferecidas pela Android TV, proporcionando ao seu público, experiências que integram completamente seus serviços de TV paga aos serviços de OTT e aplicativos da Android TV.”

estudo de TV e Mídia do ConsumerLab da Ericsson, área que há mais de 20 anos estuda o comportamento do usuário, destaca que 56% dos consumidores preferem contratar serviços de TV, internet e telefonia do mesmo fornecedor caso haja desconto, e 22% optam pelo mesmo fornecedor ainda que o valor total seja igual ao valor pago pelos serviços individuais, ou seja, sem descontos.

Com o crescimento dos serviços de vídeo IP, isso apenas ressalta os desafios enfrentados pelas operadoras para proporcionar experiências atrativas e convenientes aos usuários de uma maneira abrangente. A parceria permitirá que os consumidores desfrutem de uma experiência mais simples e integrada com acesso completo e unificado aos conteúdos OTT.