Volvo Bus Latin America e Ericsson assinam parceria para oferecer sistema de mobilidade urbana

A Volvo Bus Latin America e a Ericsson assinaram uma parceria para a customização do sistema de ITS (Inteligent Tranportation System) ITS4Mobility da Volvo para atender às necessidades do mercado latino-americano. A solução oferece mais eficácia ao transporte urbano e contribui com a melhoria da mobilidade a partir de um sistema de gestão de tráfego e de informação ao passageiro em tempo real.

Press release  |  mai 20, 2015 14:00 (GMT +00:00)

Sergio Quiroga

“Estamos somando a expertise da Ericsson no desenvolvimento tecnologia de ponta para aprimorar um produto que temos e ampliar a nossa oferta de soluções para melhoria da mobilidade urbana nas cidades”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus LatinAmerica.

A Ericsson será responsável pelo desenvolvimento, implantação, suporte e manutenção da solução de Gestão de Tráfego e Informação para Passageiros que será oferecido comercialmente pelas duas empresas na América Latina. A solução deverá ser desenvolvida por profissionais de pesquisa e desenvolvimento da Ericsson no Centro de Inovação Ericsson localizado em Indaiatuba, interior de São Paulo.

“Esta parceria é evidência das transformações que estão facilitando tantos aspectos da vida no dia-a-dia à medida que entramos na sociedade em rede. Tanto as operadoras de transportes quanto seus usuários podem se beneficiar com o aumento do uso da tecnologia e, juntos com Volvo Bus Latin America, estamos possibilitando isso”, diz Sérgio Quiroga, presidente da Ericsson Latin America.

A customização do sistema, além de atender às necessidades das cidades da América Latina, vai garantir mais agilidade no suporte aos operadores de transporte e gestores públicos.

O sistema de gestão de trafego e informação ao passageiro é uma ferramenta que auxilia as cidades a utilizar os recursos que já possuem para tornar o sistema de transporte urbano mais eficiente. Há melhoria da qualidade da mobilidade, e aumento da produtividade operacional e da satisfação dos passageiros.

Para os operadores, a vantagem é acompanhar a frota em tempo real e ter informações como tempo de percurso, pontualidade e quantidade de ônibus nos trajetos, o que permite redistribuir os veículos de acordo o modelo mais adequado para atender o fluxo de passageiros por rota e horário.

Os passageiros têm a vantagem de ter acesso em tempo real aos horários de chegada dos ônibus aos pontos de cada uma das linhas. As informações podem ser acessadas pela internet, aplicativos de smartphones, mensagem de texto e ainda por meio de um call center. São informações que permitem aos passageiros planejar melhor suas viagens e tempos de deslocamentos, evitando atrasos e longos períodos de espera.

A combinação da liderança da Volvo em transportes sustentáveis e segurança no trânsito com a capacidade e conhecimento em consultoria, integração de sistemas e serviços gerenciados da Ericsson, permite desenvolver sistemas de transporte inteligentes que aprimoram a eficiência, a segurança e as credenciais ambientais necessárias ao setor de transportes.

Sobre o Grupo Volvo

O Grupo Volvo Latin America é, um dos mais importantes do setor de transporte do continente. Subsidiária do Grupo Volvo, com sede em Gotemburgo, na Suécia, é dos maiores grupos industriais do mundo. Fabricante de caminhões, chassis de ônibus e equipamentos de construção, sua sede latino-americana está localizada em Curitiba, no Paraná, e responde por todos os negócios da companhia no continente.

A Volvo começou a fabricar veículos comerciais no Brasil em 1980. Atualmente, a empresa tem duas plantas fabris no país, uma em Curitiba e outra em Pederneiras, interior de São Paulo. Os veículos e máquinas produzidos no Brasil têm a mesma tecnologia e qualidade dos fabricados na Europa. Os produtos são comercializados no Brasil e exportados para toda a América Latina.

Segurança, junto com qualidade e respeito ao meio ambiente, é um dos valores fundamentais da Volvo e está presente no DNA da empresa. Os veículos da marca são considerados os mais seguros do mundo.

A empresa é considerada a melhor para trabalhar do setor automotivo, e foi considerada a melhor para trabalhar do Brasil em 2008 e 2011 pela pesquisa realizada pela revista Você SA. A Volvo também ganhou por duas vezes, em 2009 e 2012, o Prêmio Nacional da Qualidade, considerado o maior reconhecimento de excelência em gestão de empresas instaladas no Brasil.

RELATED IMAGES