100 operadoras adotam o Ericsson Radio Dot para melhorar cobertura de ambientes internos

• Sichuan Mobile, a maior operadora de comunicações móveis na China Ocidental, se tornou a 100ª operadora a adotar o Ericsson Radio Dot, que foca na melhoria da cobertura de ambientes internos, como prédios comerciais, shoppings, faculdades e hospitais
  • Com o novo cliente, a inovadora solução interna de células pequenas, comercializadas desde o quarto trimestre de 2014, agora é representada por 39% das operadoras na região da Ásia-Pacífico, 44% na Europa, Oriente Médio e África (EMEA), 17% na América do Norte e do Sul
  • 77% dos sistemas Radio Dot foram ativados com LTE – quase 10% deles suportam ambos WCDMA e LTE

Press release  |  fev 01, 2016 | 07:00 (GMT +00:00)

#radiodot #indoorcoverage #lte

Cerca de 90% do nosso tempo é gasto em ambientes internos. Entretanto, os resultados de uma pesquisa do ConsumerLab da Ericsson (NASDAQ: ERIC), área que há 20 anos estuda o comportamento dos usuários, revelaram que somente três em cada 10 usuários de smartphones encontram uma qualidade satisfatória de voz, cobertura e confiabilidade. O desafio será ainda maior devido à previsão de que o tráfego de smartphones crescerá cerca de 11 vezes de 2015 a 2021, com cerca de 90% do tráfego de dados móveis vindo de smartphones até o fim de 2021.

Para melhorar a cobertura de ambientes internos para os clientes móveis e corporativos, as principais operadoras em todo o mundo adotaram o Ericsson Radio Dot, uma solução interna e inovadora de células pequenas comercializada desde o quarto trimestre de 2014. Recentemente, a Sichuan Mobile, maior operadora de comunicações móveis na China Ocidental, se tornou a 100ª operadora móvel em todo o mundo a adotar o Ericsson Radio Dot.

Chen Ke, gerente geral da Sichuan Mobile em Ziyang, disse: “Estamos comprometidos em oferecer uma ótima experiência em banda larga móvel para nossos clientes, independente de onde eles estejam, e com o Ericsson Radio Dot, podemos oferecer essa experiência ainda melhor em ambientes internos. O que nos chamou a atenção nesta solução é que sua implantação é rápida e fácil, além de nos permitir atender aos requisitos internos atuais e futuros apenas com a atualização do software. Além disso, ele é discreto visualmente e não interfere na arquitetura das construções.”

O Ericsson Radio Dot é ideal para oferecer uma cobertura aprimorada em ambientes internos, como prédios comerciais, shoppings, faculdades e hospitais que trabalham com a Sichuan Mobile. Nas implantações do Radio Dot em todo o mundo, o rendimento de dados móveis foi aprimorado até cinco vezes, as chamadas caídas foram reduzidas a zero e as instalações levam menos do que quatro minutos por ponto. Os pontos suportam combinações LTE (TDD e FDD), WCDMA e de modo duplo. Nas implantações ativas do Radio Dot, 77% suportam LTE, com quase 10% delas executando WCDMA e LTE de modo duplo no mesmo ponto.

Arun Bansal, vice-presidente de Rádio da Ericsson, disse: “Estamos muito felizes em dar as boas vindas à Si Chuan Mobile na família mundial - cada vez maior - de operadoras que utilizam a solução Ericsson Radio Dot. O Radio Dot está melhorando a cobertura em ambientes internos para usuários de smartphone em todo o mundo, e com apenas algumas simples atualizações no software, ele acompanhará a crescente demanda de conectividade móvel tanto para as pessoas quanto para as coisas.”

O Radio Dot foi criado para permitir que as operadoras móveis oferecessem de forma contínua uma capacidade e cobertura de voz e dados de alto desempenho no maior número possível de prédios. O sistema possui o famoso Radio Dot, uma elegante antena montada no teto que oferece cobertura de alto desempenho em todo o prédio, além de uma mobilidade contínua com a rede móvel externa. O sistema possui um software que é atualizado remotamente, sendo que as recentes atualizações do software comercial (Networks Software 16A) suportam taxas de pico de até 600Mbps usando a agregação de operadoras com LTE avançado, ao mesmo tempo em que reduz o consumo de energia de um sistema já eficiente em termos de energia. O Sistema Ericsson Radio Dot suporta o mesmo software da rede de macrocélulas externa da operadora, garantindo uma experiência de usuário contínua e um tempo de lançamento mais rápido para novos recursos de desempenho e aprimoramento de eficiência.

As arquiteturas de células pequenas, como o Ericsson Radio Dot, devem crescer cada vez mais conforme a rede evolui na disponibilidade comercial do 5G a partir de 2020. A demanda por vídeo e largura de banda móvel, junto com os inovadores casos de uso da Internet das Coisas (IoT), está impulsionando o desenvolvimento do 5G, que incluirá uma evolução na LTE atual e a adição de novas tecnologias de acesso ao rádio.

Ericsson no Mobile World Congress 2016

No Mobile World Congress 2016, em Barcelona, a Ericsson apresentará insights sobre as mais recentes inovações do setor e trará discussões inspiradoras, demonstrando sua liderança e permitindo novas oportunidades de negócios e serviços.

Atualmente, vivemos as transformações da Sociedade Conectada: uma sociedade em que a mobilidade, a banda larga e a nuvem capacitam todas as pessoas e indústrias a alcançar seu pleno potencial tecnológico. As oportunidades estão por toda parte, e as empresas estão evoluindo de acordo com o papel que escolheram para atuar nas cadeias de valor e ecossistemas da Sociedade Conectada.

Venha nos encontrar no Hall 2, estande 2N60, e conhecer mais sobre o 5G, a Internet das Coisas e as possibilidades da nuvem, além de discutir conosco os impactos que a transformação digital pode ter nas pessoas, nas empresas e na sociedade.

Siga a @EricssonBR no Twitter e no Linkedin e participe da discussão sobre o evento.