Ericsson e King’s College London demonstram cirurgia robótica tátil com 5G

Press release  |  jun 28, 2016 16:00 (GMT +00:00)

5G   #roboticsurgery #sdn #medical

• 5G oferece ao cirurgião a sensação de toque durante cirurgias remotas
  • Tecnologia pode ser usada para diagnósticos ou durante cirurgias para identificar tecido cancerígeno
  • Controlado e monitorado via Redes Definidas por Software

A Ericsson (NASDAQ:ERIC) e a universidade King’s College London demonstraram um caso de uso do 5G em cirurgia robótica tátil na 5G World 2016, realizada em Londres nos dias 29 e 30 de junho.

O caso de uso médico do 5G “Controle Remoto e Intervenção” mostra uma sonda como representação robótica de um dedo biológico que fornece ao cirurgião uma sensação de toque em cirurgias minimamente invasivas, além de ser capaz de enviar a localização de nódulos duros em tecidos moles em tempo real. A sonda, ou dedo robótico, é capaz de identificar tecido cancerígeno e enviar informações ao cirurgião como um feedback tátil.

Os visitantes do estande da Ericsson na 5G World 2016 experimentaram a latência do 5G ao controlar os movimentos de um dedo robótico com uma luva tátil. Assim que a sonda detecta o tecido duro na simulação, ela envia um sinal tátil ao dispositivo do usuário. Eles também tiveram retorno visual do que aconteceu durante a experiência, que ocorreu por meio da Rede Definida por Software configurada para fornecer a qualidade de serviço necessária ao implementar o corte completo na rede, um dos mais novos conceitos do 5G.

Valter D’Avino, Head da Ericsson na Europa Central e Oeste disse: “Através dessa simulação do 5G apresentamos como a latência é parte essencial do que o 5G pode oferecer, trazendo tanto a sensação de toque quanto o feed de vídeo essencial e em tempo real para a cirurgia remota.”

O professor Mischa Dohler, chefe do Centro de Pesquisas em Telecomunicação no Departamento de Informática da King’s College London, disse “Com o 5G permitindo cirurgias remotas cada vez menos invasivas, o número de aplicativos crescerá e as vantagens não estarão localizadas geograficamente. Ele permite o monitoramento no mundo todo e a escalabilidade de diagnósticos e intervenções.”