Protótipos 5G da Ericsson conectam veículos em movimento em velocidades multi-Gbps

Press release  |  jun 29, 2016 20:57 (GMT +00:00)

5G Radio

• Protótipos 5G da Ericsson demonstram a conectividade veicular necessária para aplicações de veículos e transporte inteligentes
  • Taxas de pico superiores a 7 Gbps suportadas entre a rede de acesso via rádio (RAN) de 5G e o dispositivo móvel em uma van em movimento
  • Demonstração utiliza os Protótipos de rádio 5G da Ericsson já implementados nos Testes de campo 5G com operadoras móveis na América do Norte e na Ásia

Com as operadoras móveis ao redor do mundo planejando a evolução de seus negócios e suas redes para o 5G, a capacidade de oferecer suporte à mobilidade em velocidade veicular será essencial para diversos novos casos de uso do 5G, incluindo aplicações de veículos e transporte inteligentes, como carros e ônibus sem condutores. Para atender essa demanda, a Ericsson (NASDAQ: ERIC) acaba de demonstrar suporte para conexões móveis que superam velocidades de 7 Gbps para um veículo em movimento andando pelas sedes da empresa em Estocolmo, Suécia.

Edvaldo Santos, diretor de Inovação da Ericsson na América Latina e Caribe, observa: “Em fevereiro, demonstramos mais de 25 Gbps em taxas de transferência entre dispositivos móveis e fixos. Agora, nossa descoberta mais recente da tecnologia 5G permitirá que as operadoras façam testes de campo com os principais aplicativos 5G, que exigem conectividade de alto desempenho para carros, ônibus e trens para casos de uso de veículos e transportes inteligentes.”

A demonstração, realizada em 10 de junho na área em torno da sede da Ericsson em Estocolmo, Suécia, utilizou o mesmo equipamento de acesso rádio, conhecido como Protótipo de rádio 5G da Ericsson, que atualmente está sendo usado por operadoras móveis nos testes de campo 5G. O dispositivo 5G presente na van da Ericsson manteve uma conexão superior a 7 Gbps com a rede, enquanto seguia a estrada.

Para esta demonstração ao vivo, os Protótipos de rádio 5G da Ericsson usaram a nova interface de rádio 5G, denominada NR (Novo Rádio) em conjunto com o Massive MIMO. Massive MIMO é a combinação de MIMO e beamforming apoiada por um grande número de elementos de antenas. O Massive MIMO melhora a experiência do usuário através da melhor taxa de transferência, mas também aumenta a cobertura, capacidade e eficiência energética da rede móvel.

O Massive MIMO também é um dos Plug-ins 5G da Ericsson lançados em junho, que são inovações de software projetadas para levar conceitos essenciais da tecnologia 5G às redes de celulares atuais.

A Ericsson já está trabalhando com mais de 20 operadoras móveis líderes ao redor do mundo, na rede 5G e em casos de uso, incluindo os testes de campo de 5G em 2016. O 5G terá impacto em toda a rede móvel e nos ecossistemas associados, de dispositivos, passando por acesso via rádio ao núcleo celular e chegando até a nuvem. Os Protótipos de rádio 5G da Ericsson e os Plug-Ins 5G são projetados para a rede de acesso de rádio.