Ericsson: primeira a oferecer o rádio NR 5G

Press release  |  ago 31, 2016 06:00 (GMT +00:00)

5G Networks   #lte #mobilenetworks #networkevolution

Novos rádios, variações de banda de base, um recurso de software e uma plataforma de serviços simplificada permitirão que as operadoras passem para o 5G com o sistema de rádio da Ericsson

• Primeiro rádio New Radio (NR) 5G comercial para MIMO em massa e MIMO multiusuário chega em 2017
  • Novas adições ao sistema de rádio da Ericsson atendem aos principais requisitos de 5G nas redes de hoje
  • Solução pioneira de serviços de implementação de rede industrializada facilita a implementação completa, da configuração à verificação, em uma única visita

A Ericsson (NASDAQ:ERIC) está comercializando o primeiro rádio NR 5G do mundo para MIMO em massa, com as primeiras implementações em 2017. Com os plug-ins 5G Ericsson e a banda base de sistema de rádio 5216 da Ericsson – já à venda e presente no premiado Ambiente de Teste da Ericsson – a empresa é a primeira a entregar todos os componentes de uma rede de acesso 5G.

Tom Keathley, vice-presidente Sênior de Arquitetura e Design de Redes Wireless da AT&T, diz: “Conforme aceleramos em direção ao 5G, é benéfico ter uma plataforma flexível de rádio que pode ser implementada não apenas para LTE, mas também para versões de normas futuras de NR 5G”.

O AIR 6468 combina antenas avançadas com um grande número de portas reguláveis para permitir o uso de tecnologias 5G de formação de feixe, MIMO em massa e, a partir disso, MIMO multiusuário, ou MU-MIMO. Esses recursos melhoram a experiência do usuário, aprimoram a capacidade e a cobertura da rede e reduzem a interferência. O novo rádio também é compatível com LTE, portanto, pode ser utilizado nas redes de hoje.

Huang Yuhong, diretor da China Mobile Research Institute (CMRI), diz: “O MIMO em massa, também chamado de 3D MIMO, é um importante marco de transição do 4G para o 5G no roteiro da China Mobile. Estamos muito felizes em saber que o novo rádio da Ericsson chega ao mercado em breve para suprir nossas necessidades e nos permitir integrar tecnologias 5G em nossas redes atuais”.

Também chegarão diversas novas adições ao sistema de rádio da Ericsson que atendem a importantes requisitos de 5G nas redes de hoje.

Daniel Staub, diretor da Joint Mobile Group, Swisscom, diz: “No percurso para o 5G, investiremos em avanços de LTE que se tornarão parte de nossas redes 5G. Para nós, é essencial que a Ericsson opte por focar nesses avanços que nos ajudarão nesta evolução. Essas melhorias irão aprimorar ainda mais a experiência do consumidor”.

Novo equipamento adicional do sistema de rádio da Ericsson lida com conceitos de 5G

• Três novos rádios permitem velocidades de gigabit para LTE e oferecem maior flexibilidade de projeto: o rádio 4407 e o rádio 4412 permitem MIMO 4x4 em uma única unidade de rádio para modo FDD e TDD respectivamente, e o rádio 8808 para aplicações avançadas de formação de feixe de TDD
  • Para suprir a necessidade de opções de espectro não licenciado e a crescente ênfase em pequenas células, oferecemos o rádio 2205, uma microssolução no espectro não licenciado que é totalmente integrada ao sistema de rádio da Ericsson, usando a mesma banda de base e gerenciamento de rede
  • Duas novas unidades de banda de base suprem a crescente necessidade por adensamento: a banda de base 6502 micro externa e a banda de base 6303 macro com montagem Ericsson Rail System para construção flexível no local
  • Para solucionar questões de interferência em construções densas, a banda de base P614 permite uma nova ativação de banda em locais difíceis por meio da diminuição da intermodulação passiva, chamada de modulação PIM, proveniente de fontes estáticas e dinâmicas dentro e fora do sistema de antenas
  • A otimização do espectro é uma necessidade cada vez maior, e o Uplink Spectrum Analyzer é uma solução de software exclusiva da Ericsson para identificar interferências externas remotamente, sem precisar de caros equipamentos de medição e de visitas ao local
  • Uma exclusividade da Ericsson é o compartilhamento de potência instantâneo, usado no rádio 2242 de banda larga. Esse recurso permite o compartilhamento instantâneo de potência entre operadoras, normas e bandas, otimizando o uso dos recursos de rádio
  • Cloud RAN será uma importante arquitetura de rede 5G, e a banda de base C608 oferece comutadores de alto desempenho em implementações de Elastic RAN

Peter Jarich, vice-presidente de Serviços de Infraestrutura e Consumo da Current Analysis, diz: “As operadoras móveis estão claramente se dedicando à corrida para comercializar o 5G enquanto continuam investindo nas redes LTE que já existem. Com novos produtos de rádio 5G e LTE compatíveis com importantes conceitos de 5G – células pequenas, combinações de bandas licenciadas e não licenciadas, Cloud RAN, adensamento de rede, otimização de espectro – as adições ao portfólio da Ericsson e as inovações no sistema de rádio da Ericsson são uma maneira atrativa de avançar”.

Para auxiliar na construção de novas redes, a Ericsson criou a primeira solução de serviços de implementação de rede industrializada do setor. A plataforma de entrega de implementação de rede, associada ao processo pioneiro da Ericsson, facilita a completa configuração, instalação, integração, teste e transferência de uma unidade totalmente verificada, pronta em uma única visita.

Arun Bansal, responsável pela Unidade de Negócios de Produtos de Redes da Ericsson, diz: “A Ericsson entregou inovação em todas as gerações de tecnologia móvel, e agora estamos prontos para cumprir totalmente uma promessa agressiva: estamos introduzindo o novo hardware que irá executar os plug-ins 5G, anunciados em junho, para que as primeiras operadoras possam começar a implementar a infraestrutura 5G. E também estamos lançando inovações que melhoram o desempenho e a eficiência das redes de hoje, usando conceitos que irão evoluir para se tornar 5G”.