5G é visto como um mecanismo de inovação pelos executivos dos principais setores

Press release  |  set 08, 2016 19:34 (GMT +00:00)

IoT 5G   #internetofthings #m2m #machine-to-machine #industrytransformation

• Setores de mídia e de produção de alta tecnologia mencionam os elevados níveis de ruptura das tecnologias emergentes e os novos concorrentes
  • Setor automotivo quer o 5G para possibilitar novas ofertas, como GPS aprimorado, prevenção de colisões e tecnologia de carro conectado
  • Executivos de segurança pública e saúde classificam a tecnologia 5G como um “agente de mudanças” para o desenvolvimento estratégico do seu negócio em seus importantes setores

Um novo relatório global da Ericsson (NASDAQ: ERIC), “Oportunidades em 5G: A visão de oito setores”, revela o impacto previsto do 5G, a tecnologia móvel de próxima geração, em setores específicos. O estudo examina como estes setores esperam aplicar o 5G, quais usos específicos da nova tecnologia estão aptos para dominar no seu setor e quais razões de negócios irão conduzi-los ao 5G.

O relatório capta opiniões de mais de 650 executivos no mundo todo – incluindo CIOs, CTOs, CMOs e outros chefes de infraestrutura de TI – dos oito principais setores com maior probabilidade de serem afetados pelo 5G: automotivo, serviços públicos, segurança pública, produção de alta tecnologia, nativos digitais/Internet, saúde, serviços financeiros e mídia/jogos.

Uma maioria destes tomadores de decisão dependem e investem ativamente na tecnologia de comunicações para ajudar a impulsionar a inovação. Pensando no futuro, 94% classificam as redes móveis de próxima geração como importantes para o desenvolvimento estratégico de seus negócios.

Respondendo à interrupção das tecnologias emergentes, tais como comunicações M2M, conectividade de banda larga, serviço em nuvem e móvel, está uma força motriz principal por trás da inovação dos negócios dentro das empresas e setores dos entrevistados. A maioria indicou que pretende fazer alterações significativas em seus negócios, a fim de aproveitar o 5G quando ele chegar.

Edvaldo Santos, diretor de Inovação da Ericsson na América Latina e Caribe, diz: “As tecnologias emergentes, como a Internet das Coisas, estão se tornando parte integrante da nossa economia e estilo de vida, e impulsionando uma grande mudança nos setores. O 5G acelerará esta transformação e criará novos usos, novas fontes de receita e novos modelos de negócios para os setores e clientes. Com o 5G, as indústrias terão conectividade personalizada para suas necessidades e a agilidade para se moverem rapidamente para atender às necessidades dos clientes e serem inovadoras.”

Os destaques do relatório incluem:

Automotivo: Os automóveis contarão com redes de alto desempenho seguras

Maior desempenho, comunicações com maior segurança e de dispositivo para dispositivo, deverão ser as áreas onde o 5G proporcionará o valor real para a empresa. O automóvel conectado é a grande tendência no setor automobilístico, e enquanto muitos estão pensando em sistemas autônomos, o GPS aprimorado com atualizações instantâneas de tráfego e mapas é o uso mais favorecido para o 5G mundialmente.

Serviços públicos: O 5G ajudará a cortar custos e proteger as instalações

Maior produtividade, introdução mais rápida de novos produtos e serviços aos consumidores e eficiência impulsionada são os principais determinantes de negócios para as empresas de serviços públicos adotarem o 5G. O monitoramento remoto e a manutenção através de sensores são vistos como um benefício aprimorado, pois muitos serviços públicos precisam proteger ativos de valor situados em locais distantes e, às vezes, perigosos.

Segurança pública: O 5G melhorará a experiência e a segurança dos cidadãos

As organizações de segurança pública esperam que a tecnologia 5G e a Internet das Coisas (IoT) ajudem a manter os cidadãos seguros enquanto gastam o mínimo possível do dinheiro do contribuinte. Um total de 96% dizem que já estão investindo para aproveitar essas tecnologias. Eles buscam novas redes para expandirem a capacidade nos dispositivos conectados e para dividir a rede por meio do 5G, de modo a fornecerem prioritariamente comunicações seguras durante uma emergência.

Fabricantes de alta tecnologia: Alcançar a produtividade máxima com o 5G

Com a interrupção de novos concorrentes e processos de negócios que ameaçam o setor de produção, a maioria das empresas pretende aproveitar as tecnologias 5G para aumentar a produtividade, melhorar a experiência do cliente e introduzir mais rapidamente novos produtos e serviços aos consumidores. Muitos esperam que o 5G ajude a gerenciar riscos por meio do acompanhamento de ativos e melhoria da segurança.

Nativos digitais/Internet: Construir a fidelidade do cliente com o 5G

As lojas online, redes sociais, ferramentas de organização, colaboração digital e serviços de deslocamento e transporte compartilhado incluídos nesta categoria buscam a tecnologia de ponta para ajudá-los a permanecer relevantes, atrair novos clientes e fidelizar a marca. Um total de 96 por cento confirmam que estão investindo para aproveitar o 5G, e que uma experiência melhorada do cliente é o principal benefício esperado.

Saúde: O 5G promete melhorar a qualidade de vida

Uma maioria significativa dos executivos de saúde pesquisados esperam que o 5G permita a implementação de novos serviços e produtos que melhorarão a qualidade de vida das pessoas e 94% disseram que farão mudanças significativas em suas empresas para aproveitar as redes 5G. Além disso, os executivos de saúde acreditam que a segurança é tão importante quanto o desempenho em termos de valor de negócio do 5G.

Serviços financeiros: O 5G aumentará a produtividade e a satisfação do cliente

O setor de serviços financeiros espera que o 5G impulsione a negociação móvel em tempo real e a negociação de alta frequência. No entanto, com a segurança no topo da lista no mundo financeiro, 84% dos executivos de serviços financeiros expressaram um interesse ainda maior no potencial do 5G em fortalecer operações mais seguras.

Mídia e jogos: O 5G trará uma experiência verdadeiramente envolvente

Os executivos de mídia e jogos dão mais prioridade em agradar seu público e manter sua atenção. Isto inclui proporcionar novas experiências envolventes – tais como ultra HD 4K e realidade virtual em dispositivos móveis – usando a capacidade mais elevada fornecida pelas redes 5G. Uma maioria significativa destacou a transmissão pessoal ao vivo com visão de 360° e banda larga fixa sem fio como desenvolvimentos adicionais esperados do 5G.