Conectividade IoT da Ericsson traz eficiência para produtores de vinho

• MyOmega System Technologies, Intel e Telenor Connexion unidos para construir a primeira implementação de sensores de Internet das Coisas (IoT) para vinicultores
  • Implantação da Plataforma de Conexão de Dispositivos (DCP) da Ericsson, juntamente com a Solução de Segurança de Internet das Coisas, fornece autenticação de dispositivos com base no SIM e conectividade segura e criptografada de ponta a ponta, dando suporte a uma produção de vinho mais eficaz
  • Solução leva ao aumento das oportunidades de receita, menores custos e menor impacto ambiental para os vinicultores, com potencial para ser expandida também para outras indústrias

Press release  |  out 20, 2015 | 09:00 (GMT +00:00)

A Ericsson (NASDAQ: ERIC) anuncia hoje uma colaboração com Intel, Telenor Connexion e MyOmega System Technologies para construir um serviço de conectividade segura de Internet das Coisas (IoT). Objetivo é dar suporte a uma produção de vinho mais eficaz para produtores do mundo todo.

O serviço permitirá que os vinicultores coletem dados sobre a umidade do ar e do solo e a temperatura, bem como a intensidade solar, usando sensores e gateways de IoT da Intel conectados a um serviço de nuvem. Os dados podem ser usados para realizar a análise preditiva e de suporte ao gerenciamento de recursos e ao monitoramento remoto em tempo real, levando a uma produção de maior qualidade, menores custos e menor impacto ambiental para os vinicultores.

O tamanho da indústria mundial de exportação de vinho é de 26 bilhões de euros, de acordo com uma organização internacional de pesquisa de mercado da Vine and Wine (OIV), que indica o potencial desta indústria.

A Telenor Connexion inclui serviço de segurança IoT da Ericsson em sua oferta. A implementação possui recursos de segurança e autenticação de primeira linha para a transferência de dados de sensores para a nuvem para fins de processamento e análise.

O Ericsson DCP é uma plataforma IoT/máquina a máquina (M2M), baseada em nuvem, que lida com gerenciamento de conectividade, gerenciamento de assinaturas e OSS/BSS, permitindo a automação de processos de negócios entre as operadoras e as empresas.

A Intel fornecerá processadores e modems LTE para os gateways de Internet das Coisas e a MyOmega System Technologies, com sede em Nuremberg, Alemanha, fornecerá sensor e gateway de hardware e software.

“A Internet das Coisas está prestes a mudar nossas vidas, conectando objetos isolados para obter informações valiosas e eficiências,” diz Rose Schooler, vice-presidente de Estratégia de IoT da Intel. “Juntas, Ericsson, Intel, Telenor Connexion e MyOmega estão demonstrando à TracoVino, uma solução de ponta a ponta que conecta a natureza à nuvem”.

Anders Olin, Vice-Presidente da Unidade de Negócios Nuvem & IP da Ericsson, diz: “Ao fornecer conectividade padronizada, segura e de ponta a ponta a partir de sensores da Internet das Coisas para a nuvem, esta parceria representa uma forte prova da liderança da Ericsson na Internet das Coisas. Vemos um grande potencial para a expansão do serviço para os vinicultores e para aplicações industriais adicionais na sociedade conectada, como o gerenciamento imobiliário”.

Quatro produtores de vinho no Vale do Mosel, Alemanha, já estão participando do teste em campo. Os serviços de medição e os resultados serão apresentados no Broadband World Forum 2015 em outubro de 2015, em Londres.