Ericsson e Telefónica em parceria pelo 5G

• Ericsson é a primeira fabricante a apoiar a iniciativa do novo laboratório de pesquisa e inovação da Telefônica, o 5TONIC

Press release  |  fev 17, 2016 | 11:00 (GMT +00:00)

#5gppp #etp #5tonic

A Ericsson (NASDAQ: ERIC) e operadora Telefónica acabam de assinar um Memorando de Entendimento para o desenvolvimento de tecnologias, produtos e serviços para a rede 5G. Em conjunto, as duas empresas apoiarão as iniciativas já existentes e os novos projetos que irão impulsionar o desenvolvimento de tecnologias 5G e do ambiente empresarial em que elas podem evoluir, com foco nos programas 5G PPP e ETP Networld 2020, promovido pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizon 2020.

Uma das ações dessa parceria já iniciada é a recente criação do primeiro laboratório de excelência de 5G da unidade de inovação da Telefónica, a Telefónica I+D, e do Instituto de redes IMDEA, na Espanha. Esse novo laboratório, o 5TONIC, busca criar um ecossistema aberto para inovação e pesquisa. A Ericsson é a primeira fabricante a aderir à iniciativa como parte de seu programa 5G para a Europa.

Ulf Ewaldsson, diretor chefe de Tecnologia da Ericsson, diz: “O 5G é uma jornada evolutiva e sua transição será gradual, com implantação de sistemas completos, onde iniciativas comerciais não estão previstas até 2020. Para atingirmos as capacidades esperadas do 5G, os investimentos e testes da nova tecnologia devem continuar, o que nos deixa orgulhosos pela parceria com a Telefónica”.

Enrique Blanco, CTO do Grupo Telefónica, diz: “A Telefónica continua avançando em seu papel de liderança no desenvolvimento de tecnologias 5G, onde temos contribuído ativamente para projetos internacionais relevantes, associações industriais e organismos de normalização. Vemos o lançamento do 5G não como uma data no futuro, mas como um ecossistema de desenvolvimento que precisa começar agora. Através deste acordo e de outras iniciativas, seremos capazes de priorizar as funções e serviços de rede que se tornarão parte das redes 5G em um futuro próximo”.

Entre as iniciativas conjuntas das empresas estão a investigação, debate, testes de campo e demonstrações de tecnologia e equipamento para apoiar eventuais arquiteturas de rede 5G, comunicações, serviços e aplicações. Através deste trabalho, a Ericsson e a Telefónica irão desenvolver um trabalho conjunto de estudos de caso, requisitos e cenários de implantação de 5G tanto por meio de sistemas sem fio quanto core baseado em uma arquitetura de rede virtualizada.

A Ericsson está liderando e conduzindo os padrões de trabalho do 5G a partir da investigação exploratória atual através de pré-padronização das atividades de normalização e em conjunto com os organismos de normalização globais e grupos industriais. Através de avanços tecnológicos fundamentais como os de Protótipos de Rádio 5G da Ericsson, que incluem design da antena, MIMO e beamforming avançados, a Ericsson e seus clientes serão os principais players na definição da próxima geração de tecnologia de rede móvel durante todo o percurso até a comercialização.

Ericsson no Mobile World Congress 2016

No Mobile World Congress 2016, em Barcelona, a Ericsson apresentará insights sobre as mais recentes inovações do setor e trará discussões inspiradoras, demonstrando sua liderança e permitindo novas oportunidades de negócios e serviços.

Atualmente, vivemos as transformações da Sociedade Conectada: uma sociedade em que a mobilidade, a banda larga e a nuvem capacitam todas as pessoas e indústrias a alcançar seu pleno potencial tecnológico. As oportunidades estão por toda parte, e as empresas estão evoluindo de acordo com o papel que escolheram para atuar nas cadeias de valor e ecossistemas da Sociedade Conectada.

Venha nos encontrar no Hall 2, estande 2N60, e conhecer mais sobre o 5G, a Internet das Coisas e as possibilidades da nuvem, além de discutir conosco os impactos que a transformação digital pode ter nas pessoas, nas empresas e na sociedade.

Siga a @EricssonBR no Twitter e no Linkedin e participe da discussão sobre o evento.