Vídeo que não carrega e conexões lentas estressam usuários móveis

• Relatório de Mibilidade da Ericsson traz dados sobre aumento nos níveis de estresse de usuários móveis quando consideramos, por exemplo, atrasos para acessar conetúdo
  • Do mesmo modo, uma experiência sem atraso gera uma resposta emocional positiva e melhora a relação com a marca das operadoras
  • Estudo também prevê aumento 12 vezes maior no tráfego de rede social ao longo dos próximos 6 anos em relação aos últimos 6

Press release  |  fev 17, 2016 | 09:00 (GMT +00:00)

#ericssonmobilityreport #consumers #consumerlab

A edição do Relatório de Mobilidade da Ericsson (NASDAQ: ERIC) produzida especialmente para o Mobile World Congress revela o impacto que diferentes níveis de desempenho da rede têm em usuários de smartphone e quais são as suas percepções das operadoras e provedoras de conteúdo digital.

A tecnologia de neurociência* foi usada para medir objetivamente as respostas emocionais a diferentes experiências com smartphones. Atrasos para carregar páginas da web e vídeos, tendo um limite tempo, fizeram com que a frequência cardíaca de usuários de celulares aumentasse, em média, 38%. Atrasos de seis segundos na transmissão de vídeos fizeram com que os níveis de estresse aumentassem em um terço.

Para contextualizar, o nível de estresse é equivalente à ansiedade de realizar um teste de matemática ou de assistir a um filme de terror sozinho e ainda maior que o estresse sentido ao ficar na ponta de um penhasco virtual. Quando um vídeo começa, uma pausa adicional pode fazer com que os níveis de estresse aumentem dramaticamente.

No estudo, o Net Promoter Score (NPS) – índice que mensura o grau de satisfação e fidelidade dos consumidores e clientes – de uma operadora aumentou significativamente quando associado a uma experiência sem atrasos – aumento de 4,5 pontos. Essa descoberta também foi refletida ao medir o engajamento emocional utilizando um índice motivacional baseado em neurociência.

No entanto, o NPS da operadora diminuiu, em média, quatro pontos com atrasos para acessar conteúdos e fazer re-buffering. É interessante notar que atrasos moderados são duplamente negativos para as operadoras de celulares, pois causam menor engajamento com a marca e maior engajamento com a concorrência.

Outros destaques do Relatório de Mobilidade da Ericsson - edição Mobile World Congress, incluem:

• Redes sociais são a segunda responsável pelo crescimento no tráfego móvel, perdendo apenas para vídeos. Nos próximos 6 anos, o tráfego total de redes sociais será cerca de 12 vezes maior do que nos últimos 6.
  • Mais 68 milhões de assinaturas móveis foram feitas no 4º trimestre de 2015, sendo a Índia responsável pelo maior número (21 milhões), seguida pela China (6 milhões), Estados Unidos (5 milhões), Birmânia (5 milhões) e Nigéria (3 milhões).
  • O número total de assinaturas móveis no 4º trimestre de 2015 teve um impacto de 100% com cerca de 7,3 bilhões - a mesma quantidade de pessoas no mundo.
  • O tráfego global de dados móveis cresceu 65% entre o 4º trimestre de 2014 e o 4º trimestre de 2015.
  • Existe agora 1 bilhão de assinaturas LTE mundialmente, com aproximadamente 160 milhões de adições no 4º trimestre de 2015.

*equipamento medidor de pulsação, rastreador ocular e com tecnologia de eletroencefalografia sem fio (EEG)

Todas as descobertas do Relatório de Mobilidade da Ericsson e a Ferramenta de Exploração de Tráfego da podem ser encontrados em: www.ericsson.com/ericsson-mobility-report

Ericsson no Mobile World Congress 2016

No Mobile World Congress 2016, em Barcelona, a Ericsson apresentará insights sobre as mais recentes inovações do setor e trará discussões inspiradoras, demonstrando sua liderança e permitindo novas oportunidades de negócios e serviços.

Atualmente, vivemos as transformações da Sociedade Conectada: uma sociedade em que a mobilidade, a banda larga e a nuvem capacitam todas as pessoas e indústrias a alcançar seu pleno potencial tecnológico. As oportunidades estão por toda parte, e as empresas estão evoluindo de acordo com o papel que escolheram para atuar nas cadeias de valor e ecossistemas da Sociedade Conectada.

Venha nos encontrar no Hall 2, estande 2N60, e conhecer mais sobre o 5G, a Internet das Coisas e as possibilidades da nuvem, além de discutir conosco os impactos que a transformação digital pode ter nas pessoas, nas empresas e na sociedade.

Siga a @EricssonBR no Twitter e no Linkedin e participe da discussão sobre o evento.