Goiânia aprimora sistema de transporte inteligente com Volvo Bus e Ericsson

A RMTC Goiânia, consórcio de empresas responsável pelo transporte público em Goiânia – a sexta maior cidade do Brasil – aprimora sistema de transporte inteligente após parceria entre Ericsson e Volvo Bus na América Latina.

Smart cities

Estação de ônibus em São Paulo, Brasil.

A solução ITS4Mobility da Volvo, combinada com a liderança da Ericsson em serviços e integração de sistemas para conectar indústrias, apoia a operação diária da RMTC Goiânia, que inclui 1.300 ônibus e 6.000 pontos de ônibus, responsáveis por deslocar 600.000 pessoas todos os dias na região metropolitana de Goiânia.

A operadora de ônibus de Goiânia pode rastrear a frota em tempo real – tendo acesso à informação sobre tempo de viagem, pontualidade e quantidade de ônibus em cada rota. Essa informação é utilizada pela operadora de ônibus para distribuir os veículos de maneira otimizada e oferecer melhoria no serviço dedicado aos passageiros. Além disso, as emissões de CO2 são reduzicas devido ao gerencimanto mais eficiente dos ônibus.

Os passageiros também tem acesso a informação em tempo-real sobre os horários de chegadas e localização dos ônibus via internet e aplicativos de smartphones.

Goiânia é a primeira cidade no Brasil – e também na América Latina – a selecionar a solução ITS4Mobility da Volvo. De acordo com o contrato, a Ericsson é responsável pela customização da solução para as necesssidades específicas de Goiânia, além do suporte e manutenção.

Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus América Latina, diz: “Um transporte público de qualidade, que seja reconhecido pela população como tal, precisa ter um sistema de informação ao passageiro, para que as pessoas possam planejar a sua viagem e otimizar o seu tempo”.

Jo Arne Lindstad, vice-presidente de Indústrias e Sociedade da Ericsson América Latina, diz: “Sistemas de transporte inteligente são complexos, pois demandam a integração das tecnologias da informação e comunicação com a infraestrutura de transporte existente, as frotas de veículos e os passageiros em si. Esse acordo é uma evidência da liderança da Ericsson nesse setor, além de um exemplo da tranformação positiva que acontece agora no setor de transporte que também ruma em direção à Sociedade Conectada”.

A combinação da liderança da Volvo em transportes sustentáveis e segurança no trânsito com a capacidade e conhecimento em consultoria, integração de sistemas e serviços gerenciados da Ericsson, permite desenvolver sistemas de transporte inteligentes que aprimoram a eficiência, a segurança e as credenciais ambientais necessárias ao setor de transportes.