Ericsson lança campanha mundial de largo alcance sobre o poder do 5G para transformar a economia e a sociedade

Disponível em Español (Latinoamérica) Português
mai 22, 2019
  • Campanha, que pode ser vista em vários países do mundo, incluindo o Brasil, traz um filme principal de 90 segundos, gravado em tomada única, reunindo mulheres famosas no mundo da tecnologia como personagens principais
  • Conteúdo demonstra por meio de exemplos práticos como o 5G abrirá novas possibilidades e facilitará atividades em diversos setores
  • Outros 7 filmes aprofundam mensagem sobre 5G em diferentes cenários, desde IoT até jogos móveis, robótica, casas e veículos conectados, convidando o espectador a conhecer os “bastidores" de cada inovação  e explorar as tecnologias que possibilitam que elas aconteçam

A Ericsson tem sido a facilitadora de muitas inovações em conectividade e tecnologia móvel que definem nosso cotidiano, em especial a partir da chegada do 5G – nova geração de tecnologia móvel que já começa a funcionar em diversos países do mundo e, no Brasil, deve estar disponível a partir do primeiro trimestre do ano que vem. Contudo, ainda há muitas pessoas que desconhecem o papel que essa nova tecnologia exercerá na economia e na sociedade como um todo. Como o 5G levará os jogos móveis imersivos a outros níveis? Como a IoT (Internet das Coisas) aplicada aos esportes pode melhorar as performances no campo e a experiência do espectador? E como a robótica remota pode levar a humanidade a um lugar nunca antes visto? As aplicações vão muito além da geração de maior velocidade nos smartphones.

Para ampliar as discussões e o conhecimento da sociedade em geral sobre o tema 5G e como ele mudará a experiência de todos os usuários, a Ericsson lança nesta terça-feira, 22 de maio, uma campanha mundial de largo alcance que mostra como a inovação na área das telecomunicações pode gerar um mundo cada vez mais inteligente, sustentável e conectado, com tecnologias fáceis de adotar, usar e dimensionar.

A campanha Quest For Easy – Explore o poder do Simples traz um filme de 90 segundos, que foi gravado em tomada única e em ritmo acelerado para traduzir a mensagem principal de um mundo perfeitamente conectado. Como personagens principais, foram utilizadas cinco mulheres que ficaram famosas mundialmente por suas histórias de superação e sua forte ligação com a tecnologia: Haben Girma, a primeira pessoa surdocega a se formar em Direito em Harvard, estrela cenas em um carro conectado, sem motorista; AtomicMari, uma gamer pioneira, interage em seu universo de jogos imersivos; a cantora e compositora KIDDO aparece em um megashow arrebatando multidões; Nadia Nadim, jogadora de futebol do Paris Saint-Germain, performa num campo conectado; e a cientista Danica Kragic aparece no final operando remotamente um par de braços robóticos. Além disso, o filme principal destaca os impactos positivos que o 5G trará para outros setores, tais como indústria 4.0 e casas inteligentes conectadas.

Perguntada sobre a importância de explorar esse tema, Haben Girma, que abre o filme principal, destacou o papel que a conectividade exerce para revolucionar a acessibilidade na indústria tecnológica, particularmente em termos de mobilidade: “Imagine um futuro onde uma pessoa surdocega possa controlar um carro. A tecnologia projetada, levando em conta a acessibilidade, oferecerá oportunidades iguais para pessoas com deficiências, aumentando nossa capacidade de trabalhar, estudar e viajar com facilidade e liberdade. Isso pode impulsionar o crescimento, melhorar a experiência para consumidores com e sem deficiência, e estimular mais inovações. Se assim planejarmos, a tecnologia criará um futuro sem barreiras”.

Sete outros filmes complementam a campanha. Eles se aprofundam em cada um dos cenários apresentados na tomada principal, convidando o espectador a conhecer os "bastidores" de cada inovação e explorar mais de perto as tecnologias que possibilitam que elas aconteçam. Para saber mais sobre a campanha completa acesse www.ericsson.com/quest-for-easy.

Em nível local, a Ericsson capitaneia também o projeto #Sociedade5G, uma nova plataforma web (www.sociedade5g.com.br) que reúne as informações e dados mais relevantes para demonstrar como o 5G transformará os negócios, as experiências e a vida da sociedade como um todo, com abordagem e linguagem simples. “Nosso objetivo é ampliar cada vez as conversas sobre o que é e qual o impacto do 5G, trazendo todas as esferas da sociedade para esse debate – do gamer ou estudante jovem, ao executivo de diferentes setores da indústria, passando por reguladores, decisores, influenciadores, e principalmente os usuários finais que poderão experimentar os efeitos positivos do 5G de diferentes formas no seu dia a dia”, explica Eduardo Ricotta, presidente da Ericsson para o Cone Sul da América Latina.

Liderança da Ericsson no 5G
Para a Ericsson, o 5G já é uma realidade no mundo: a empresa já anunciou 18 contratos para o lançamento da nova tecnologia nos EUA, Europa, Oriente Médio, Asia e Austrália – dos quais cinco já estão em fase de operação comercial. Além disso, a empresa tem firmados outros 47 acordos de cooperação (MOUs) com operadoras e empresas. No Brasil – onde a Ericsson já realizou importantes demonstrações de casos de uso da nova tecnologia, incluindo a experiência de chamada holográfica em alta velocidade e baixíssima latência –, o 5G é esperado a partir de 2020, para quando está previsto o leilão de frequências pela Anatel.

O sucesso da implementação da tecnologia 5G no país passa por discussões importantes tais como a revisão da lei de antenas e a disponibilidade de uma infraestrutura de rede robusta da parte das operadoras. No entanto, existem soluções que podem acelerar esse processo, como é o caso da técnica de compartilhamento de espectro, que integra o portfólio Ericsson e permite o
reaproveitamento das torres de 4G atuais para distribuir sinais 5G, tornando-as híbridas.

“Nesse processo de evolução do 4G para o 5G, a Ericsson está comprometida em apoiar e atender as necessidades de seus clientes. Exemplo disso são as estações radiobase entregues para as operadoras no Brasil e na América Latina desde março de 2017 – cerca de 150 mil ao todo – que são ‘5G Ready’, isto é, prontas para operar na tecnologia 5G quando a frequência for liberada no país, necessitando apenas de uma atualização de software, e otimizando assim os recursos e investimentos das operadoras”, complementa Ricotta.

Informações para imprensa:

Weber Shandwick

Ana Maksoud  +55 11 3027-0214

amaksoud@webershandwick.com

Inscreva-se para receber todos os press releases da Ericsson clicando aqui.

www.instagram.com/ericsson_brasil

www.linkedin.com/company/ericsson/

Central de Notícias

Comunicação Corporativa Ericsson, LATAM South
Luciana Leite – (11) 99149-4950
luciana.leite@ericsson.com

Weber Shandwick
Caio Ramos – (11) 985909-9725
cramos@webershandwick.com
ericssonbrasil@webershandwick.com

Fundada em 1876 em Estocolmo, Suécia, e presente há 95 anos no Brasil, a Ericsson é protagonista nos principais saltos tecnológicos registrados no País e no mundo, sendo referência em tecnologia, comunicações, hardware, software e serviços. É reconhecida mundialmente como líder em plataformas digitais e em redes móveis, não só na construção e na infraestrutura mas na relevância delas para a sociedade e para a economia dos países em que atua, com uma reputação construída sobre a competência técnica e sua capacidade de inovação. A Ericsson tem longa história de atuação e tradição de investimentos no Brasil, onde emprega atualmente 3.000 pessoas de forma direta, e outras 5.000 indiretas.

A fábrica de alto rendimento instalada em São José dos Campos/SP desde 1955 é uma cinco plantas fabris que a Ericsson mantém no mundo e é hoje a mais antiga em operação ininterrupta, exportando 40% do total produzido. A companhia também mantém em Indaiatuba/SP um Centro de Excelência em P&D&I onde atuam mais de 450 pesquisadores. Mais de 140 patentes foram desenvolvidas localmente como fruto desse trabalho e, fazendo um recorte apenas dos últimos vinte anos, foram investidos mais de R$ 1 bilhão. No 4G, a Ericsson detem atualmente 50% do market share no País e mais de 90% em São Paulo. E está pronta para protagonizar também o avanço do 5G na América Latina.

Em novembro do ano passado, a Ericsson anunciou um investimento robusto de R$ 1 bilhão em pesquisa, desenvolvimento e fabricação de 5G no Brasil, para o período de 2020 a 2025.
Esta iniciativa fomenta e respalda a entrada do País na vanguarda do 5G, que será um importante indutor do desenvolvimento econômico, social e estratégico para o País na era da digitalização.

• Com 5G de ponta, o Brasil vai atrair mais investimentos em todos os setores
  • Com a Ericsson, o Brasil será um dos 5 países do mundo a fabricar 5G: o primeiro no hemisfério sul e o primeiro nas Américas
  • Toda o Mercosul e América Latina serão abastecidos com o 5G fabricado no Brasil, com exportação de até 1 milhão de rádios 5G até 2025
  • O Brasil usará o mesmo 5G que a Ericsson já implementou em mais de 15 países, como Estados Unidos, Coréia do Sul, Japão, Europa e Austrália
  • O País terá à disposição a linha de produtos 5G mais moderna e mais segura do mundo: Ericsson Radio System.
  • Com capacidade de transportar muito mais informação (100x mais Gbps) e muito menos atraso (100x menos milissegundos), o 5G não é apenas mais um G: é a evolução da tecnologia móvel que vai transformar toda a nossa sociedade ao permitir aplicações em todos os setores. Mais importante, o 5G vai acelerar o desenvolvimento econômico do nosso País