Vestberg no MWC16: 5G, IoT e nuvem e a disrupção digital que vai acontecer em todas as indústrias

• Presidente e CEO da Ericsson, Hans Vestberg, diz que a disrupção digital chegará a todas as indústrias em 2016
  • Vestberg reforça foco na parceria com a Cisco; Lançamento do Ericsson Dynamic Service Manager
  • Aliança global com a Amazon Web Services (AWS) é anunciada para acelerar a transformação da nuvem na indústria de prestação de serviços de telecomunicação
  • Novas ofertas de transformação da IoT utilizam a presença dos serviços globais, experiência industrial e liderança em tecnologia da Ericsson para ajudar clientes a aumentar os negócios da IoT

No Mobile World Congress (MWC) de 2016, o presidente e CEO da Ericsson (NASDAQ: ERIC), Hans Vestberg, disse que a disrupção digital chegará a todas as indústrias em 2016 e fez grandes anúncios sobre a rede 5G, Internet das Coisas e a tecnologia de nuvem. Com esses anúncios, a Ericsson solidifica sua posição como parceiro líder na transformação TIC para clientes de todas as indústrias.

À medida que a visão da Ericsson de ter 50 bilhões de dispositivos conectados se aproxima, três forças fundamentais de TIC - banda larga, mobilidade e nuvem - estão transformando rapidamente as cadeias de valor, digitalizando modelos de negócios e criando possibilidades que até então eram inimagináveis. Como um líder em TIC, a Ericsson está possibilitando essa transformação e, ao mesmo tempo, se desenvolvendo.

Segundo Vestberg: “Juntamente com nossa indústria e nossos clientes, a Ericsson está em uma jornada rumo à transformação. Atualmente, 66% dos nossos negócios são provenientes de serviços e vendas. Há apenas alguns anos, a maior parte vinha de hardware. A maioria dos nossos principais concorrentes é do ramo de TIC e não do setor de telecomunicações. Nosso portfólio está em constante evolução para acompanhar as demandas dos clientes. Agora, com as indústrias e até mesmo sociedades inteiras sendo afetadas pela mobilidade, banda larga e nuvem, estamos acelerando a nossa própria transformação.”

Quanto aos lançamentos do MWC 2016 da Ericsson, Vestberg identificou a rede 5G, a IoT e nuvem como os principais assuntos do setor de TIC e fez grandes anúncios em cada uma dessas áreas:

5G

• A Ericsson possui contratos com 20 grandes operadoras ao redor do mundo para trabalhar em conjunto nas redes 5G, mais do que qualquer outro fornecedor. Os testes de campo em redes por meio de protótipos de rádio 5G continuarão sendo realizados com as operadoras em 2016.
  • A Ericsson está liderando iniciativas de pesquisa para a pré-padronização do 5G, incluindo 5GEx, METIS II e 5G para a Europa. A empresa está engajada no compromisso que tem com parceiros industriais e sociais.
  • A Ericsson está alinhando os cronogramas industriais (3GPP, ITU-R) para assegurar que o lançamento comercial do 5G seja feito em 2020.
  • A Ericsson está fornecendo conceitos de 5G para melhorar as redes 4G da atualidade - Ericsson Lean Carrier, Elastic RAN, Massive IoT (NB-IoT e LTE-M).

IoT

• A nova oferta de transformação da IoT desenvolvida pela Ericsson é um conjunto modular de soluções de software e serviços profissionais que podem ser personalizados de acordo com as necessidades das operadoras e ambições da IoT. Ela utiliza a presença dos serviços globais, experiência industrial e liderança em tecnologia da Ericsson para ajudar clientes a aumentar os negócios e a transformação da IoT.
  • A Ericsson colabora com a AT&T para levar a solução Digital Life da operadora, que utiliza a tecnologia IoT e transforma segurança e automação residencial, para provedores de serviço que atuam fora dos Estados Unidos.

Cloud

Estabelecendo uma Rede de entregas unificada

A Ericsson também anunciou a criação de uma Rede de Entrega Unificada (UDN, em inglês Unifed Delivery Network), juntamente com provedoras de serviço globais, a fim de lançar um novo ecossistema de entrega de conteúdo onipresente. A UDN recebe suporte de provedoras de serviço, incluindo a Hutchison, Telstra, AIS e Vodafone, e de provedoras de conteúdo líderes do mercado. A UDN agrega recursos de provedora de serviços regionais em escala global e permite que os clientes se beneficiem de experiências de vídeo em melhor qualidade por meio de uma entrega perfeita.

Vestberg destacou que muitos desses anúncios são baseados nas parcerias industriais, visto que nenhuma empresa é capaz de capturar todas as oportunidades por si só em um cenário de TIC cada vez mais complexo. Este ano, mais de 50 parceiros se juntaram à Ericsson na MWC em diversos níveis.

Segundo ele, “com a mudança acontecendo mais rápido do que nunca, parcerias estratégias duradouras e resistentes são necessárias para impulsionar o crescimento, acelerar a inovação e agilizar a transformação digital exigida por clientes e consumidores de todos os setores”.

Atualização na parceria com a Cisco

Um exemplo de destaque é a parceria estratégica de próxima geração da Ericsson com a Cisco para criar as redes do futuro. Rima Qureshi, diretora Executivo de Estratégia da Ericsson, e Hilton Romanski, diretor Executivo de Estratégia da Cisco, juntaram-se a Vestberg para apresentar as últimas notícias sobre a parceria.

Com uma oferta completa e conjunta, presença de mercado global, posição de mercado inigualável e forte adequação cultural, a parceria foi desenvolvida para criar as redes do futuro e, por meio disso, moldar a direção do setor. Desde o anúncio da parceria em novembro de 2015, aproximadamente 200 interações com clientes tiveram como resultado a obtenção de vários clientes.

A Ericsson também apresentou hoje o Ericsson Dynamic Service Manager, um novo produto de gerenciamento de serviços de rede em tempo real que funciona por meio de várias tecnologias e domínios do fornecedor. Resultado de uma colaboração conjunta e propriedade intelectual abrangente das duas empresas, o Dynamic Service Manager se concentrará, inicialmente, no backhaul móvel de vários fornecedores, IP Core e VPNs corporativos. Ele reúne a liderança da Ericsson em OSS e a experiência da Cisco em IP e otimiza o gerenciamento de ótimo custo-benefício de serviços de rede complexos. Espera-se que haja disponibilidade geral deste produto na segunda metade de 2016.

Para finalizar a apresentação, Vestberg afirmou que a Ericsson se mantém firme na criação desse mercado em rápido desenvolvimento que é o de TIC: “A disrupção digital chegará a todas as indústrias em 2016. Os anúncios de hoje, juntamente com as centenas de demonstrações que faremos esta semana no MCW 2016, indicam claramente a força do nosso portfólio e os nossos recursos como parceiro de transformação de TIC. À medida que a Sociedade Conectada se acelera ao nosso redor, a Ericsson transforma ótimas ideias em realidades globais.”

Ericsson no Mobile World Congress 2016

No Mobile World Congress 2016, em Barcelona, a Ericsson apresentará insights sobre as mais recentes inovações do setor e trará discussões inspiradoras, demonstrando sua liderança e permitindo novas oportunidades de negócios e serviços.

Atualmente, vivemos as transformações da Sociedade Conectada: uma sociedade em que a mobilidade, a banda larga e a nuvem capacitam todas as pessoas e indústrias a alcançar seu pleno potencial tecnológico. As oportunidades estão por toda parte, e as empresas estão evoluindo de acordo com o papel que escolheram para atuar nas cadeias de valor e ecossistemas da Sociedade Conectada.

Venha nos encontrar no Hall 2, estande 2N60, e conhecer mais sobre o 5G, a Internet das Coisas e as possibilidades da nuvem, além de discutir conosco os impactos que a transformação digital pode ter nas pessoas, nas empresas e na sociedade.

Siga a @EricssonBR no Twitter e no Linkedin e participe da discussão sobre o evento.